Existe tecnologia na estamparia manual?

Trabalho da aluna Daisy no curso de Iniciação à estamparia manual

Por que estampar manualmente hoje em dia? Antes de tudo, digo que sou defensora de todas as formas de estampar, sejam digitalizadas ou manuais. Trabalho com ambas porque gosto das possibilidades que cada uma me dá e como designer, preciso conhecer todas. Mas sendo sincera, os processos de design manual, da criação até a impressão são o que aquecem meu coração. Talvez, pela possibilidade real do erro, das imperfeições e pelo processo mais lento, o que torna mais inviável a produção em larga escala, a estamparia manual é colocada por muitos como algo não tecnológico e atribuído ao artesanal de forma pejorativa, como se o artesanal fosse algo de menor valor. Mas se quando as técnicas manuais foram criadas eram tecnologias, (seja qual for a atividade) elas deixam de carregar esse termo na atualidade? Embora muitas vezes associada à modernidade, encontramos o seguinte significado para Tecnologia: 𝐂𝐨𝐧𝐣𝐮𝐧𝐭𝐨 𝐝𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐡𝐞𝐜𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐞 𝐩𝐫𝐢𝐧𝐜í𝐩𝐢𝐨𝐬 𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭í𝐟𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐪𝐮𝐞 𝐬𝐞 𝐚𝐩𝐥𝐢𝐜𝐚𝐦 𝐚𝐨 𝐩𝐥𝐚𝐧𝐞𝐣𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐭𝐫𝐮çã𝐨 𝐞 𝐚 𝐮𝐭𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚çã𝐨 𝐝𝐞 𝐮𝐦 𝐝𝐞𝐭𝐞𝐫𝐦𝐢𝐧𝐚𝐝𝐨 𝐭𝐢𝐩𝐨 𝐝𝐞 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 .

Portanto, nossos métodos de criar estampas utilizando formas antigas ou ancestrais, podem não ser modernos, porém, não deixam de ser tecnologias.
Então, faço um convite pra quem chegou até o final da leitura desse post e convide aquela pessoa que gosta das tecnologias manuais e irá gostar de aprender estamparia. Temos muito a aprender e a compartilhar daqui pra frente

Publicidade